O mercado SaaS brasileiro apresenta inúmeras oportunidades para quem deseja se inserir nesse universo. A maior delas — e talvez a mais importante — é a variedade de possibilidades que ele oferece.
Segundo algumas estatísticas, a maioria das novas startups brasileiras entra no mercado por meio de um modelo SaaS. Neste artigo, vamos apresentar um panorama geral do mercado no Brasil.
Menos de 5% das Empresas Brasileiras Utilizam Sistemas SaaS
Como sabemos, o mercado de SaaS (Software como Serviço) envolve a venda de softwares por meio de assinaturas. Ou seja, em vez de adquirir o software definitivamente, o cliente paga pelo direito de usá-lo.
Hoje, apenas 5% de mais de 6 milhões de pequenas e médias empresas (PMEs) brasileiras utilizam alguma solução SaaS, segundo a revista Exame. Isso significa que 95% ainda estão em fase de planejamento ou digitalização — prontas para serem conquistadas.
Essa realidade está mudando. As empresas brasileiras estão passando por um processo de transformação digital, algo que já se tornou uma necessidade nos dias de hoje. Aos poucos, os empreendedores começam a perceber como as ferramentas podem otimizar seus negócios, e o interesse por soluções tem crescido gradualmente. Trata-se de um processo de amadurecimento.
Mercado SaaS deve crescer 20% ao ano
De acordo com uma pesquisa do Google com mais de 1.500 empresas brasileiras, a procura por tecnologia cresceu 19,1%. Já o estudo “Mapeamento do Ecossistema Brasileiro de Startups”, conduzido pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups), revelou que 41% das startups brasileiras adotam o SaaS como um modelo de negócio.
Especialistas apontam que o Brasil tende a seguir a trajetória de mercados internacionais mais consolidados, especialmente os emergentes, como Indonésia e Malásia, onde há um grande volume de PMEs.
Muitas empresas ainda não adotaram soluções SaaS por desconhecerem os benefícios que a tecnologia pode proporcionar, como maior controle de custos, automação de processos e escalabilidade. Esse é o caso, por exemplo, da Dance Hub — uma plataforma de gestão voltada para escolas de dança, que atende a um nicho específico.
Seguindo a Era da Inteligência Artificial
Hoje, entre tantas soluções, o uso da Inteligência Artificial dentro de organizações cresce em um ritmo cada vez mais acelerado. 47% das pequenas e médias empresas brasileiras já usam inteligência artificial para melhoria de processos, atendimento ao cliente e outras frentes.
A IA não apenas amplia as funcionalidades dos aplicativos, mas também exige uma nova abordagem estratégica. É necessário compreender os desafios de um mercado cada vez mais competitivo, saber como inovar e usar a tecnologia em prol da eficiência.
Apesar dos desafios, a transição para aplicativos com Inteligência Artificial apresenta uma enorme oportunidade de inovação e crescimento. A chave para startups e empresas está na capacidade de adaptação, integrando as ferramentas como parte central e estratégica.
Atenta a esse cenário, a High Concept — software house especializada no desenvolvimento de aplicações — atua diretamente na criação e escalabilidade de produtos SaaS. A empresa nasceu com o propósito de ser uma verdadeira fábrica de SaaS, criando soluções que ajudam empresas a otimizar seus processos e torná-los mais seguros.
“Nossos produtos são baseados em pesquisas e estratégias. É assim que grandes projetos são criados, desenvolvidos e entregues ao mercado.”, afirma Hilder César, CEO da High Concept e Product Development Engineer.
Se você tem um SaaS B2B no Brasil e ainda acha que o mercado está saturado, talvez esteja olhando para o lado errado do jogo.