A falta de segurança pode custar todo o seu negócio
A segurança digital é um dos pilares mais importantes para qualquer empresa operante. No entanto, muitas organizações ainda subestimam os riscos de negligenciar essa área, colocando em jogo não apenas seus dados, mas também sua reputação e continuidade dos negócios.
Atualmente, os investimentos em cibersegurança estão entre os principais fatores que impulsionam o crescimento dos gastos globais com tecnologia, de acordo com pesquisas recentes do setor. Esse aumento, segundo o relatório, é impulsionado, principalmente, pela necessidade de proteção contra ameaças cibernéticas cada vez mais sofisticadas, além de investimentos em inteligência artificial (IA) e soluções em nuvem.
“Nos últimos cinco anos, no pós-pandemia, o mercado tem dado mais atenção à proteção de dados, tanto internos quanto de clientes e consumidores. Segurança da informação supera IA porque não adianta lançar um software de IA sem uma segurança robusta”, explica Elisa Jardim, gerente da divisão de tecnologia na Robert Half.
Muitos ataques cibernéticos ocorrem devido a erros humanos, como senhas fracas, uso de redes inseguras e falta de conscientização sobre phishing e engenharia social. É essencial que as empresas invistam na educação dos seus colaboradores e na implementação de boas práticas de segurança.
Algumas medidas fundamentais incluem:
- Utilização de autenticação em dois fatores (2FA);
- Atualização regular de softwares e sistemas;
- Políticas de acesso bem definidas;
- Treinamentos recorrentes sobre segurança digital.
O maior apagão cibernético do mundo
Em julho de 2024, a CrowdStrike enfrentou um dos episódios mais graves da história da cibersegurança. Uma atualização do seu software Falcon causou um apagão global, afetando 8,5 milhões de dispositivos Windows e interrompendo operações em empresas, hospitais e aeroportos. O impacto foi tão severo que o presidente do Comitê de Segurança Interna dos EUA classificou o evento como “o maior apagão de TI da história”.
Atualmente, o mercado de segurança cibernética no país é o maior da América Latina em termos de receita, o que pode ser explicado pelo país enfrentar uma alta taxa de cibercrimes e cenários de gestão de vulnerabilidade para a segurança das organizações. Para se ter uma ideia, em um período de 12 meses, foram registrados mais de 700 milhões de ataques cibernéticos no Brasil – cerca de 1.379 por minuto – o que fez com que o país ocupasse o segundo lugar no Panorama de Ameaças para a América Latina em 2024.
A falta de investimento em segurança pode resultar em ataques cibernéticos, vazamento de informações confidenciais e prejuízos financeiros significativos. De acordo com estudos, os ciberataques aumentam a cada ano, e pequenas e médias empresas são os principais alvos devido às suas vulnerabilidades.
A High Concept entende que a segurança é indispensável para o sucesso e longevidade de qualquer negócio digital. Por isso, desenvolvemos softwares, sistemas e aplicativos com as mais avançadas tecnologias de segurança, garantindo proteção contra ameaças e conformidade com as principais normas do setor.
Com um time especializado e experiente, oferecemos soluções personalizadas para proteger sua empresa contra riscos digitais. Nossos produtos contam com criptografia de ponta, monitoramento constante e implementação das melhores práticas do mercado.
Não espere até que uma falha de segurança comprometa sua operação. Proteja seus dados, sua reputação e seus clientes com soluções seguras e inovadoras.